Curiosidades da Liturgia Hebraica

Através dos costumes de uma religião, podemos aprender sobre seus valores e as mensagens ocultas nos ritos e rezas. A liturgia judaica é riquíssima e extremamente interessante. Vejam alguns exemplos para entender a minha admiração:


Baruch ata adonai - abençoado seja o nosso senhor

Baruch Atá Adonai

A reverência, ou seja, dobrar os joelhos e se curvar é uma expressão corporal que manifesta profundo agradecimento. É assim na grande maioria das culturas. O hebraico reconhece isso de uma forma simples e significativa.

Todas as nossas bênçãos começam com a palavra Baruch ברוך - que tem mesma raiz de joelho berech ברך. Assim que, ao começar uma reza dizendo Baruch ata adonai - abençoado seja o nosso senhor- a pessoa está simbolicamente se curvando.


Eloeinu Melech Haolam

A continuação é “eloeinu melech haolam” אלהינו מלך העולם - traduzido comumente por Nosso Deus soberano do universo. Um olhar mais atento perceberá que a palavra olam não está aí por acaso. Em hebraico, olam pode ser usado tanto para denotar espaço: mundo, universo, como também tempo, quando associado a alguma preposição: leolam לעולם - é eternamente e meolam מעולם é nunca. Ou seja, melech haolam significa soberano do tempo e do espaço.


Amen

É costume dizer amen ao fim das rezas e orações, é a forma de consentir com o que foi dito! É assim no judaísmo, no cristianismo e no islamismo.

Seu peso é tão forte que ultrapassou as limitações do contexto religioso e é usado em situações cotidianas, em diversas partes do mundo. Amen concorda, almeja e apoia. Seu sentido é tão familiar quanto vasto.

Mas você sabe a sua origem? O que significa literalmente? Meus amigos, AMEN é uma sigla em hebraico - א.מ.נ :אמן = אל מלך נאמ - el melech neeman, traduz-se literalmente por Deus, o rei confiável. Deus é o rei confiável, em contraste com os reis terrenos que são humanos, e por isso falhos e questionáveis.

A cultura judaica é uma verdadeira obra de arte com as palavras.

Se concorda diz amen!



Certificado Reconhecido pelo Museu Judaico do Rio de Janeiro

Escreva, pergunte, proponha e se

aconselhe conosco em:

contato@hebraicosimples.com

  • Facebook
  • Instagram Social Icon
  • YouTube

Copyright 2018 © Todos os direitos reservados - Hebraico Simples o jeito mais simples de aprender hebraico.