top of page

Nomes Bíblicos - o significado em Hebraico

Atualizado: 21 de dez. de 2020

Vamos falar sobre alguns nomes, sua origem e significado em hebraico. Nada mais natural do que começarmos toda essa história com Adão e Eva, o primeiro casal da humanidade.


Adão e Eva - Ilustração

Adão e Eva

Adão em hebraico é adam אדם. Assim ele se chama, pois a Torá nos conta que Deus tirou-o da terra, que significa adamá אדמה em hebraico.

Com esse mesmo radical temos a cor vermelha, adom אדום que pressupõe que a terra era vermelha como o barro. Todos somos descendentes de Adão, por isso ser humano é ben adam בן אדם, que literalmente significa filho de Adão. (Se quiser saber mais sobre isso se inscreve em nosso curso de Hebraico Bíblico, pois na aula bônus esse assunto é aprofundado.)

Eva em hebraico é Chava* חווה, que deriva da palavra חי, "vida".

A mulher está, então, diretamente relacionada à geração da vida, à criação de um novo ser.

Entendemos assim que, o casal Adão (terra) e Eva (vida) representam todo o tipo de vida e humanidade que há entre nós. *Não esqueça que CH tem som RR, como em barro.



Moshé - Moisés

Moshé

Moises, Moshé משה em hebraico, é um dos nomes mais populares e antigos do mundo. Geração após geração presta-se homenagem ao grande líder da liberdade. Ao homem que não apenas conduziu o povo hebreu da escravidão à liberdade, provando ao mundo que a servidão não é um estado natural do ser humano, mas que também recebeu de Deus e entregou aos homens as leis divinas de conduta societária, que formam os pilares da moral e da ética do mundo. Mas o que significa seu nome? Moshé significa “retirado”, segundo o Talmud ele tem esse nome, pois foi retirado das águas do rio Nilo, pela filha do Faraó. Outras interpretações agregam que foi ele quem retirou o povo hebreu do Egito e da escravidão imposta pelo Faraó.


Vemos então que o nome de Moshé está ligado ao seu ativismo político e social, enquanto que os de Adão e Eva (que vimos anteriormente) se referem à essência dos humanos.


Avraham

Abrão ou Abraão é Avraham אברהם. Conta a história, que ele foi circuncisado (fez brit mila) aos 99 anos. A circuncisão representa o pacto (brit) do povo com Deus, e por esse exato motivo foi que seu nome recebeu uma letra a mais, a letra que representa Deus no texto bíblico ה hei. Passando assim a chamar-se Avraham, em vez de Avram. Nesta mesma ocasião, Sara, sua mulher também recebeu a letra hei, mudando seu nome de Sarai para Sara.

O nome Avraham é uma junção de duas palavras. Av אב que é pai e amon המון que significa muitos ou multidão. Avraham, o primeiro dos patriarcas, é o pai de muitos e a Torá continua a frase e afirma que ele será eleito o pai de muitos povos. E assim se fez!

Isaque - Abraão

Itzchak

Itzchak יצחק: ele vai sorrir! Ou Ele vai fazer sorrir! Esse é o significado do nome do segundo patriarca, Isaque! Sara acreditava ser estéril e tinha 90 anos. Avraham já contava suas 100 primaveras quando receberam a visita do anjo divino e com ele a grande notícia. O anjo conta ao casal que o útero de Sara se abrirá e ela vai dar à luz a um menino. (Lembram que Avraham é o pai de muitos?) Qual a reação do casal? Risadas! Os dois riram e se alegraram! Diz-se que Itzchak é o filho da alegria. E até hoje, é um nome dado a muitas pessoas que consideram o nascimento de seu filho/a um milagre divino.


Ester

Rainha Ester אסתר é a grande heroína da história de Purim. É a rainha que salvou os judeus de um extermínio planejado pelo principal ministro do rei na época do primeiro império Persa.


Como Ester salvou seu povo?

Revelando ao rei os diabólicos planos de seu ministro e a sua verdadeira identidade. Até então, ela havia ocultado do rei que era judia, pois tinha medo que ele a rejeitasse por isso.

A origem de seu nome é bem controversa. Alguns dizem que vem da palavra babilônica “star” por ser bela como uma estrela. Outros argumentam que é em homenagem à deusa babilônia do amor “Istar”. Contudo, os mais atentos rapidamente repararão que em hebraico seu nome vem do verbo leastir, que significa esconder/ocultar. Ester é aquela que escondeu do rei que era judia.


Ester - Ilustração

Quer aprender mais preciosidades desta língua tão fascinante?


É so se inscrever no Hebraico Simples, a forma mais simples de aprender hebraico.

830 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page