O sonho de aprender o alfabeto hebraico

Muitos têm o sonho de ler hebraico. Alguns querem ler a bíblia hebraica em sua língua original, outros querem acompanhar as rezas na sinagoga no próprio texto hebraico, e têm aqueles com a necessidade prática de entender seu entorno em Israel.

Não importa muito qual é a sua motivação, no começo sempre parece inalcançável, mas a verdade é que não é. Aconselho os que estão nessa jornada a começar entendendo esses 5 conceitos importantes:

1 - Tipos de letras

Há 2 tipos de letras: Imprensa e cursiva.

Imprensa está nos livros e na bíblia, cursiva é como as pessoas escrevem à mão no dia a dia. Ou seja, se o seu objetivo, for apenas aprender hebraico para leitura apenas, você nem precisa se preocupar muito com a letra cursiva.


2 - Inversão da escrita

Em hebraico, escrevemos da direita para a esquerda, ao contrário do português que é escrito da esquerda para a direita. Isso significa que os livros e cadernos também começam da direita para a esquerda. Muitas línguas antigas eram assim.

3 - Não há letra maiúscula em Hebraico

Não há letra maiúscula em hebraico. Porém algumas letras mudam de formato quando estão no fim da palavra. Na imagem acima você pode observar as cinco letras finais do alfabeto hebraico.


4 - Letras com mais de um som

Há algumas letras que admitem mais de um som. Um pontinho dentro ou em cima delas é o que sinaliza o seu som. Por exemplo o beit בּ com pontinho dentro tem som de B, sem pontinho ב ele fica com som de V.


5 - Inversão para a leitura

Enquanto em português, lemos da esquerda pra direita de forma linear, em hebraico lemos da direita para a esquerda, e de cima pra baixo formando um ziguezague.

Isso acontece porque as vogais funcionam de uma forma um pouquinho diferente.

Elas normalmente são pontinhos ou sinais (sinais massoréticos) que vêm embaixo das letras.


As vogais A e E são apenas pontinhos ou sinais embaixo das letras. I, O, U podem ser pontinhos embaixo ou uma letra que fica em cima da linha.


Aqui em Israel, no hebraico do dia-a-dia, as pessoas escrevem sem esses pontinhos, o que complica um pouco. Mas logo logo vamos conhecendo as palavras e tudo vai ficando mais claro.


Quer aprender todo o alfabeto hebraico de forma bem simplificada e eficaz? Todo o primeiro módulo dos nossos cursos, Hebraico Moderno ou Bíblico é inteiramente dedicado à alfabetização. O método é comprovadamente inovador, criado por mim, elaborado especialmente para ensinar pessoas que falam o português. Eu garanto que, com força de vontade e alegria no coração, TODOS SÃO CAPAZES DE APRENDER!


Quer saber mais sobre os nossos cursos? É só clicar neste link www.hebraicosimples.com



Certificado Reconhecido pelo Museu Judaico do Rio de Janeiro

Escreva, pergunte, proponha e se

aconselhe conosco em:

contato@hebraicosimples.com

  • Facebook
  • Instagram Social Icon
  • YouTube

Copyright 2020 © Todos os direitos reservados - Hebraico Simples o jeito mais simples de aprender hebraico.