top of page

Sobre o significado de chanuká - חנוכה

Atualizado: 20 de dez. de 2020



Shalom lekulam!


Essa semana estamos celebrando a festa de Chanuka! Uma festividade judaica que celebra um milagre. A história nos conta que com a invasão grega ao templo judaico, tudo foi destruído. Sobrou uma quantidade de óleo que seria suficiente para produzir luz por apenas um dia. Porém, o milagre se deu e ele durou por 8 dias, que é o tempo necessário para produzir mais óleo.


A palavra Chanuká quer dizer inauguração, pois celebramos a reinauguração do templo.

Agora vamos lá. Aquela parte que eu mais gosto: prestem atenção no radical da palavra chanuka ח נ כ. Os mais familiarizados com hebraico rapidamente vão perceber que é o mesmo radical da palavra chinuch - educação. Ou seja, educar e inaugurar são primas. Porque será?

Quando inauguramos, nós renovamos. Quando educamos, também trazemos algo novo para o mundo. Ou seja, educar é renovar algo na vida do próximo.

Chag sameach!


Você sempre sonhou em aprender Hebraico? De forma online e com professores diretamente de Israel? Então venha para o Hebraico Simples! Cursos de Hebraico Moderno e Hebraico Bíblico preparados especialmente para alunos brasileiros. Acesse e conheça mais!

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page