top of page

A festa de Sucot e seus costumes



Bom, já passamos Rosh hashaná, o ano novo, iom kipur, o dia do perdão e iniciamos hoje a festa de Sucot. Um chag alegre, profundo e com múltiplos significados. É o momento de lembrarmos os 40 anos que o povo judeu passou no deserto e como fazemos isso? Construímos cabanas e passamos nosso tempo dentro dela, seja comendo, rezando, conversando ou contemplando... o importante é perceber a passagem do tempo... zman essa é a palavra da vez. Zman – tempo, em hebraico moderno temos a expressão zman eichut, tempo de qualidade. O que seria tempo de qualidade? Um tempo bem aproveitado, onde notamos sua delicada passagem e não lutamos contra ela.

Quando sentamos na suca, e não em casa, sentimos a passagem do tempo de forma muito mais aguçada. O dia, a noite e todos os demais ciclos da natureza....

Um dos costumes de sucot é justamente o de receber convidados em nossas cabanas. E sabem como se diz convidar em hebraico? Lehazmin, é convidar... reparem no shoresh, o radical da palavra leazmin.

Perceberam? É o mesmo radical de zman – tempo. Eu já disse que algumas vezes como é interessante filosofar em cima dessas associações com os radicas das palavras hebraicas.

Bom pessoal desejo que todos possam leazmin convidar muitos amigos e que a passagem do tempo zman seja graciosa e alegre esse sucot.

E fiquem atentos, porque o fim de sucot é marcado justamente pela renovação de mais um ciclo, simchat tora, mas isso já é papo pra semana que vem....

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page