top of page

Afinal, o que é a Cabala? Descomplicando o misticismo judaico.

Atualizado: 1 de dez. de 2020

A Cabala


Cabala - às vezes traduzido como “misticismo” ou “conhecimento oculto - é uma parte da tradição judaica que lida com a essência de Deus. Quer envolva um texto sagrado, uma experiência ou a maneira como as coisas funcionam, os Cabalistas acreditam que Deus se move de maneiras misteriosas. No entanto, os Cabalistas também acreditam que o verdadeiro conhecimento e compreensão desse processo interior misterioso pode ser obtido e, por meio desse conhecimento, a maior intimidade com Deus pode ser alcançada.



bíblia judaica cultura judaísmo hebraico simples israel


O Zohar


O Zohar, uma coleção de comentários escritos e místicos da Torá, é a base da Cabala. Escrito quase todo em aramaico e algumas partes em hebraico, o Zohar tem o objetivo de guiar os Cabalistas em sua jornada espiritual, ajudando-os a atingir os níveis maiores de conexão com Deus que desejam.


O pensamento cabalístico


O pensamento cabalístico frequentemente é considerado misticismo judaico. Seus praticantes tendem a ver o Criador e a Criação como um todo, ao invés de entidades discretas, e desejam experimentar intimidade com Deus. Esse desejo é especialmente intenso por causa do poderoso senso místico de parentesco que os Cabalistas acreditam que existe entre Deus e a humanidade. Dentro da alma de cada indivíduo está uma parte oculta de Deus que está esperando para ser revelada. Mesmo os místicos que se recusam a descrever essa fusão de Deus e do homem com tanta ousadia, ainda acham toda a Criação impregnada de divindade, quebrando as distinções entre Deus e o universo. Assim, o Cabalista Moses Cordovero escreve: “A essência da divindade é encontrada em cada coisa, nada além dela existe... Ela existe em cada existente.”

529 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page