top of page

Como morar em Israel

Atualizado: 12 de abr. de 2021

Já pensou em morar em Israel? Como é o processo de imigração? Apenas judeus podem morar em Israel? Posso fazer aliá sem saber hebraico? Preste atenção nesse texto e venha aprender com a gente!


O QUE É ALIÁ?


Aliá (עלייה) vem do hebraico e quer dizer "ascensão, subida”. É o processo de imigração para a Terra de Israel. Desde antes da sua criação, Israel sempre teve fluxos migratórios para sua terra, antes mesmo de ser um Estado formado. Com a criação do sionismo (movimento internacional judaico que resultou na formação do Estado de Israel), o sonho do povo judeu de retornar as suas origens, se despertou.


Hoje em dia, a Aliá é reconhecida pelo Estado de Israel e tem um processo formalizado, definido pela “Lei do Retorno”. A Lei do Retorno se baseia na idéia de que todo judeu tem o direito de voltar a Eretz Israel (Terra de Israel), já que, originalmente, o povo judeu vem daquela região.


Os judeus recém chegados em Israel são chamados em hebraico de "Olim Chadashim" עולים חדשים. No singular, "ole chadash" עולה חדש, no feminino "olá chadashá" עולה חדשה. Os novos imigrantes em Israel recebem orientações do Estado para começar a sua nova vida lá. Mas antes ele tem que saber se está elegível para o processo de Aliá עלייה, e as regras que a compõem.


QUAIS SÃO ESSAS REGRAS?


De acordo com a Agência Judaica, estão elegíveis para Aliá aqueles que são:

1- Judeus (como definido pela Lei), seus filhos, netos e cônjuges.

2- Cidadãos Israelenses nascidos no exterior (Ezrachim Olim)

  • Indivíduo nascido fora de Israel com pelo menos um de seus pais Israelense e que este não seja um 'Israelense nascido no exterior'.

3- Menores retornantes (Ktinim Chozrim)

  • Indivíduo que nasceu ou morou em Israel e deixou Israel com ambos os pais antes dos 14 anos de idade e que deseja retornar com pelo menos 17 anos de idade, depois de ter passado pelo menos 4 anos fora de Israel.

É importante ressaltar que para o Estado de Israel, se, pelo menos, um dos seus avós for judeu, você está elegível para Aliá. Ou seja, até a terceira geração, passe livre.



APENAS JUDEUS PODEM MORAR EM ISRAEL?


O processo de Aliá é restrito para judeus e seus descendentes, mas não é incomum ver não judeus morando em Israel. Nos últimos anos, empresas israelenses têm contratado pessoas de fora de Israel e o Estado têm dado vistos de trabalho para essas pessoas, concedendo até direito de moradia.


QUAL O PRIMEIRO PASSO?


A parte mais importante da realização desse sonho e a que vem antes de tudo é aprender a língua de Israel, hebraico. Muita gente espera para aprender no Ulpan אולפן (escola de hebraico para imigrantes), nos centros de absorção em Israel, mas o ideal é já começar a aprender hebraico no seu país de origem, para deixar os primeiros passos bem mais fáceis!


Todas essas informações foram retiradas do site da Agência Judaica, que são os únicos que podem ajudar nesse processo! Se quiser saber mais, é só ligar pra lá!


Te esperamos nas nossas aulas de hebraico!!

בהצלחה!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page