• Rayssa Wainstein

Conheça os símbolos judaicos!

Com certeza você já ouviu falar em símbolos judaicos como a Estrela de David, a estrela de 6 pontas que vemos na bandeira de Israel ou até mesmo a mezuza, que vemos nas portas de casas judaicas. Curioso para entender o porquê de alguns símbolos judaicos? Vem com a gente que você descobre!



Magen David


O nome Estrela de David vem do hebraico Magen Davi, literalmente “Escudo de David”. Segundo a tradição judaica, os soldados do rei David traziam nos seus escudos a estrela. Outra interpretação, talvez mais poética, é que o Rei David, grande figura militar da bíblia judaica, não venceu pela própria força, mas pelo apoio de Deus. Isso também é mencionado na terceira bênção após a leitura da Haftará no Shabat: “Bendito sejas, Deus, Escudo de David.




Mezuzá


A mezuzá é uma das mitsvot (Mandamentos Divinos) da Torá. Como diz na própria escrita da bíblia judaica, "E as inscreverá sobre os batentes (mezuzot) de sua casa e sobre os seus portões, para que teus dias e os dias de teus filhos sejam prolongados sobre a terra que o Eterno prometeu dar a teus pais enquanto os céus estiverem acima da terra." (Devarim 11:20-21). Mesmo com centenas de diferentes meios de segurança, para o povo judeu a mezuzá afixada na porta sempre será sinal de proteção.



Hamsa



O Hamsa é um símbolo utilizado mais pela comunidade sefaradi, muito ligada com a parte mística e em sábios cabalistas. O Hamsa uma mão estilizada, representa os cinco níveis da alma, o órgão/canal através do qual uma pessoa abençoa outra, simbolizando portanto bênçãos e proteção. O símbolo também é conhecido como uma proteção contra mal olhado.

Certificado Reconhecido pelo Museu Judaico do Rio de Janeiro

Escreva, pergunte, proponha e se

aconselhe conosco em:

contato@hebraicosimples.com

  • Facebook
  • Instagram Social Icon
  • YouTube

Copyright 2020 © Todos os direitos reservados - Hebraico Simples o jeito mais simples de aprender hebraico.