Os Nomes de Israel

São muitos os apelidos que Israel acumulou ao longo de sua extensa história. O próprio Tanach (Bíblia hebraica), usa termos bem variados quando se refere a esta terra. Além dos bíblicos, há os apelidos usados por quem mora aqui e há os apelidos mais modernosos que representam a forma como o mundo vê Israel hoje em dia. Vamos falar sobre alguns deles.

Terra Santa - Eretz Hakodesh

Terra Santa - Eretz Hakodesh


Começamos pelo mais difundido e provavelmente o mais antigo deles: A Terra Santa ארץ הקודש Eretz Hakodesh.

O berço espiritual de diferentes religiões, desde a antiguidade, até hoje atrai pessoas que vêm aqui se conectar com a sua fé e estudar a sua história.





A terra do leite e mel

A Terra do Leite e do Mel

Assim Deus se refere à Terra de Israel quando se revela a Moshé pela primeira vez na forma de um arbusto em chamas que não queima. Ele promete que o conduzirá a uma terra que emana leite e mel, uma imagem que evoca abundância tanto material quanto espiritual.

O mel em questão provavelmente não era o das abelhas e sim o das tâmaras. Quem já passeou por Israel certamente reparou na quantidade de tamareiras que embelezam a paisagem e nos tipos mais variados de tâmaras que há nos mercados. O leite, seguramente é o de cabras e ovelhas, que produz laticínios deliciosos até hoje. Ou seja, podemos com tranquilidade afirmar que o apelido segue relevante até os dias atuais, inclusive há uma música popular com essa citação bíblica comumente ensinada nas escola e jardins de infância, cantada com bastante afinco no dia da independência. Tudo isso conecta o país, a cultura e o povo ao longo da história de uma forma bem interessante.


Sião - Tzion