O sonho de aprender hebraico: o alfabeto

Muitos têm o sonho de aprender a ler hebraico. Alguns querem ler a bíblia hebraica em sua língua original, outros querem acompanhar as rezas na sinagoga no próprio texto hebraico, e têm os olim chadashim (novos imigrantes), turistas e estudantes com a necessidade prática de entender seu entorno em Israel.


Não importa muito qual é a sua motivação, no começo sempre parece inalcançável, mas a verdade é que não é. Aconselho aos que estão nessa jornada a começar entendendo esses 5 conceitos importantes:

tipos de letras - fontes hebraico

1 - Tipos de letras

Há 2 tipos de letras: Imprensa e cursiva.

Imprensa está nos livros e na bíblia, cursiva é como as pessoas escrevem à mão, no dia a dia. Ou seja, se o seu objetivo for apenas aprender hebraico para leitura apenas, você nem precisa se preocupar muito com a letra cursiva.


2 - Inversão da escrita

Em hebraico, escrevemos da direita para a esquerda, ao contrário do português que é escrito da esquerda para a direita. Isso significa que os livros e cadernos também começam da direita para a esquerda. Muitas línguas antigas eram assim.

letras maiuscula e minuscula em hebraico

3 - Não há letra maiúscula em Hebraico

Não há letra maiúscula em hebraico. Porém algumas letras mudam de formato quando estão no fim da palavra. Na imagem acima você pode observar as cinco letras finais do alfabeto hebraico.


som das letras em hebraico

4 - Letras com mais de um som

Há algumas letras que admitem mais de um som. Um pontinho dentro ou em cima delas é o que sinaliza o seu som. Por exe