Os 4 mares de Israel

Mar Mediterrâneo


A maior costa de Israel é com o Mar Mediterrâneo - Yam haTichon. São 190 quilômetros de praias maravilhosas, com um visual de tirar o fôlego! É um mar intercontinental localizado entre a Ásia, a África e a Europa. Não é caracterizado por ondas particularmente altas, pois a conexão a um oceano é estreita e o mar é pequeno para que os sistemas climáticos produzam ondas muito grandes. É um mar claro, profundo e silencioso.

Serviu como a principal artéria de transporte no mundo antigo, conhecida por suas muitas culturas, incluindo as culturas egípcia, grega, romana, fenícia e as da Terra de Israel.



Mar da Galileia - Kineret

Mar da Galileia ou Kineret em hebraico é o lago de água doce de menor altitude no mundo. Suas águas em grande parte vêm do Rio Jordão e sua importância bíblica é enorme. Diversas poesias e canções foram escritas ilustrando a beleza e a relação de carinho que o povo tem com o local. Já foi a principal fonte de água de Israel, porém com a enorme diminuição no nível da água, Israel investiu fortemente em sistemas de dessalinização para não mais dependermos do charmoso Mar da Galiléia. Hoje Israel tem a maior usina de dessalinização de água do mundo. Fica na cidade de Hedera.


Mar Morto

Mar morto o ponto mais baixo do planeta. Em muitas línguas é assim chamado por não haver nenhum tipo de vida nas águas devido a sua enorme concentração de sal. Em hebraico se diz Yam Hamelach, literalmente, o mar do sal.

Muitos são os turistas que vêm conhecer essa maravilha da natureza, tirando proveito dos benefícios terapêuticos da água e da lama do mar morto. Além de se divertirem e relaxarem lendo um jornal no "mar que não afunda". Mas cuidado, se você tiver algum machucadinho, vai arder!

Mar vermelho

Yam Haadom, ou em português Mar Vermelho, é o mar no extremo sul Israel. Este provavelmente foi o mar que Moisés atravessou com o povo judeu na saída do Egito, na bíblia é chamado de Yam Suf.

Para dar um mergulho no Yam Haadom é preciso viajar até a cidade de Eilat! O contraste do mar com as montanhas desérticas compõe uma paisagem de tirar o fôlego. E para os que curtem mergulhar é parada obrigatória. A beleza dos peixes, algas e corais é deslumbrante.


0 views

Certificado Reconhecido pelo Museu Judaico do Rio de Janeiro

Escreva, pergunte, proponha e se

aconselhe conosco em:

contato@hebraicosimples.com

  • Facebook
  • Instagram Social Icon
  • YouTube

Copyright 2020 © Todos os direitos reservados - Hebraico Simples o jeito mais simples de aprender hebraico.