Ensinamentos Judaicos no dia a dia de Israel

Updated: Dec 21, 2020

Onde mais no mundo uma frase da Bíblia é usada no burburinho caótico do transporte público para nos lembrar de nossas obrigações de civilidade? Onde mais no mundo é possível viver plenamente as bases fundacionais da humanidade no dia a dia mais prosaico? Só em Israel! Vamos a alguns ensinamentos judaicos do nosso dia a dia por aqui!


Mipnei seiva takum. מפני שיבה תקום


Você vai encontrar essa frase em todos os ônibus aqui em Israel. Ela diz literalmente “Diante do grisalho, levante-se”. É uma forma poética de dizer assento preferencial de idoso. Sempre fiquei curiosa para entender porque a frase foi formulada desta forma.


Mipnei seiva takum
Pesquisando, descobri que este é um mandamento bíblico (Levítico 19:32), assim está na Torá! E tem uma continuação: “e honrarás o idoso e temerás a Deus. Eu sou o Senhor”.


Reparem que a citação termina com “Ani Adonai” (Eu sou o Senhor). Essa expressão aparece depois de alguns dos mandamentos da Torá. Mas não de todos. Alguns explicam isto dizendo que esta frase aparece quando a aderência ao mandamento não é evidente a terceiros. Por exemplo, a ordem de “não roubar” não precisa do lembrete “Eu sou o Senhor”, porque se você roubar há uma considerável chance de todos ficarem sabendo. Mas, “amarás o teu próximo” acontece integralmente dentro do teu coração, então ela vem seguida da frase “Ani Adonai”, para te advertir que Deus (a tua consciência?) te acompanha mesmo quando não há sinal aparente dos teus sentimentos e ações.


Ma she sanu aleicha al taase lechaverecha

Ma she sanu aleicha al taase lechaverecha.

מש שנוא עליך אל תעשה לחבריך

Outro dia, estava assistindo meu filho de 5 anos brincar com o amigo, em um dado momento, eles começaram a se desentender, o amigo atirou longe todas as peças do jogo, meu filho ficou com raiva disse firmemente: Ma she sanu aleicha al taase lechaverecha. Isso significa literalmente: O que for odioso a você não faça a seu amigo. Ou em outras palavras, não faça ao próximo aquilo que não gostaria que fizessem a ti. Eu sabia bem de onde era aquela citação, só não sabia onde ele tinha aprendido. Mais tarde, descobri que é uma das regras da professora na classe.


E de onde vem a citação?

Conta a história que um dos alunos de Rabi Hillel solicitou aprender a Bíblia inteira enquanto se apoiava em apenas um pé. Rabi Hillel d