top of page

O Alfabeto Hebraico - Hebraico Simples

Atualizado: 28 de mar.

Alfabeto em hebraico é alefbet. Alefbet é a junção dos nomes das duas primeiras letras do alfabeto: alef - א- cujo som é mudo e beit -ב - que tem som de B ou de V. Esse nome segue a mesma lógica da palavra alfabeto que são as duas primeirra letras do alfabeto grego (alfa e beta).

O alfabeto hebraico pode parecer complicado para quem não o conhece, as letras diferentes assustam, mas a verdade é que a lógica da escrita hebraica não é tão diferente da nossa. Para começar ele é composto por 22 letras apenas. A grande maioria dos sons nós já conhecemos e podem ser facilmente representados por letras com sons iguais em português, a isso nós chamamos transliteração. Por exemplo a letra zain ז  tem som de Z, a letra tet ט tem som de T. A principal diferença de pronúncia acontece nas letras que seriam transliteradas com R. O R forte que vem do fundo da garganta, é tradicionalmente transliterado como CH ou KH, em hebraico é representado pelas letras chet ח  ouכ  chaf. Há uma letra que tem som de TS ou TZ que o tzadi צ, em português não temos nenhuma letra com esse som e escrevemos pizza, com dois zz como no italiano.

Outro elemento em comum são os sinais de pontuação. Eles são iguais aos do português, exclamação, interrogação, ponto final, vírgula etc... todos esses existem em hebraico.

Por outro lado, perceba que em hebraico, se escreve da direita para a esquerda, isto é o contrário das línguas latinas. Todos os livros e cadernos em hebraico são encadernados segundo essa lógica, é tudo “ao contrário”. Mas fiquem atentos aos números! Números não mudam de direção. Devemos lê-los normalmente, da forma como estamos acostumados (da esquerda para a direita), mesmo quando eles estão no meio de uma frase escrita em hebraico. Isto é válido para datas e horas também.

Algo bem característico do alfabeto hebraico é que todas as letras são consoantes, as vogais são os sinais (pontinhos e tracinhos) que normalmente estão embaixo das letras (se chamam nikud ניקוד em hebraico, ou sinais massoréticos em português). Aqui em Israel, no dia a dia não se usa os sinais massoréticos, o que complica para quem está aprendendo a língua. Eu ensino nos cursos algumas técnicas que ajudam o leitor iniciante, mas a verdade é que só quando começamos a dominar a língua que conseguimos ler melhor sem os sinais massoréticos.


curso de alfabetização em hebraico


Além das 22 consoantes, há cinco letras finais (אותיות סופיות otiot sofiot). São letras que adquirem uma forma diferente quando se encontram no final da palavra.

São elas ך ף ץ ם ן

A boa notícia é que não há maiúsculas e nem acentos em hebraico!

O alfabeto abaixo foi desenvolvido especialmente para os alunos do nosso curso com exemplos de palavras que são parecidas em português e hebraico, nomes próprios ou palavras bem simples em hebraico como אבא - aba = pai.

Eu desenvolvi um método de ensino para alfabetização em hebraico especialmente para brasileiros. Porque aprender com palavras que são parecidas nas duas línguas simplifica muito o entendimento. Por isso, não tenha medo de mergulhar em um alfabeto diferente, encare seus estudos como pequenos desafios e vá conquistando cada letra e cada sinal.

Eu te convido a se alfabetizar em hebraico comigo por um preço simbólico de R$ 77,00. Este valor me ajuda a manter o site funcionando e te coloca um passo a frente no sonho de saber hebraico. E eu te prometo, se assistir as aulas e completar todos os bônus, você aprende com bastante tranquilidade. Já são mais de seis mil alunos em todo o Brasil. Eu vivo em Israel e tenho uma grande alegria em poder transmitir o idioma falado na Terra Santa para os brasileiros.


Para saber mais e se inscrever no Módulo de Alfabetização acesse: www.hebraicosimples.com/alfabetização


Por enquanto fique a vontade para estudar ou tirar dúvidas com o nosso alfabeto aqui.


Alfabeto Hebraico

40.135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page